Psicologia

Área da saúde

  • Colabora na promoção e desenvolvimento da qualidade de vida do paciente e seus cuidadores.
  • Atende prioritariamente aos pacientes atendidos pelos demais setores que buscam a reabilitação física.
  • O atendimento é também estendido para a demanda externa, ou seja, da comunidade em geral. Tais como solicitações judiciais, encaminhamentos de escolas, abrigos e etc.
  • Executa visitas domiciliares de orientações juntamente com a equipe profissional do CERTO.
  • Atua junto a equipe multiprofissional identificando e compreendendo os fatores emocionais do paciente, para intervir na saúde geral do indivíduo de forma a colaborar na elaboração das questões concernentes à suas limitações físicas bem como de sua reabilitação.
  • Colabora com a equipe de trabalho proporcionando suporte na tomada de decisões com relação à conduta a ser adotada por um profissional em específico ou pela equipe, para oferecer maior apoio, equilíbrio e proteção aos pacientes e seus familiares.

 

Área social

  • Executa visitas domiciliares de orientações junto ao Serviço Social do CERTO.
  • Colabora com a justiça realizando avaliações psicológicas, emitindo laudos, pareceres e relatórios como instrumentos comprobatórios para melhor aplicação da justiça.

 

Atuação

*Terapia individual;

*Terapia grupal:

** Grupo “Vencendo Barreiras – Fibromialgia” – Foco no enfrentamento e superação das dificuldades.

**Grupo “de Apoio ao Cuidador” – Trabalha temáticas do dia a dia promovendo a reflexão sobre as realidades experienciadas na sociedade.

**Grupo “de Estimulação Sensorial” – Trabalha orientações às mães de atividades que podem ser desenvolvidas enquanto a criança aguarda vaga de atendimento fisioterápico.

**Grupo “de AVC” – Foco no enfrentamento e superação das dificuldades.

**Grupo “de Acolhimento” – Oferece orientações a cerca da experiência a ser vivida com a terapia no CERTO. Observa e esclarece o entendimento a cerca do diagnóstico.

**Grupo “Construindo a vida” – Estimula a promoção e o desenvolvimento da qualidade de vida, da autoestima e da autocapacidade através do artesanato.