O CERTO – Centro de Excelência em Reabilitação e Trabalho Orientado de Uberlândia é uma Instituição privada, de caráter Filantrópico, reconhecida de Utilidade Pública em âmbito Municipal, Estadual, Federal e Conselho Nacional de Assistência Social. Fundada em 20 de outubro de l.986 pela Sra. Carlota Guilhermina de Faria Smith, que atua na área de saúde, com objetivo de reabilitar, assistir e promover pessoas de baixa renda com deficiência física e necessidades especiais de toda faixa etária. O trabalho é sustentado por contribuições mensais através de carnês, doações especiais, projetos, parcerias, apadrinhamentos e convênio com instituições públicas e privadas.
O CERTO é uma instituição de filosofia cristã que busca uma reabilitação integral tendo como base o ensino da Bíblia Sagrada e o amor incondicional de DEUS, com propósito de gerar fé e esperança, dando assim a motivação e perseverança necessária para sua reabilitação, habilitação e reintegração junto à família e sociedade.
O Serviço Social é responsável pelo acolhimento e triagem do paciente, sua admissão e encaminhamento aos demais departamentos. Efetua visitas domiciliares, repassa cestas básicas, verduras e medicamentos de acordo com necessidade de cada um. Faz-se, também encaminhamentos médicos, dentários, próteses, cirúrgicos, exames laboratoriais, para obtenção de benefícios, confecção de carteiras para transporte gratuito e orientações gerais sobre direitos a cidadania.
Possui também os departamentos de: Fisioterapia, Psicologia, Hidroterapia, fonoaudiologia, Eqüoterapia, Terapia Ocupacional, Nutrição, Arteterapia, Alfabetização Especial, Alimentação e Transporte. A Instituição funciona das l2,00hs às l8,00hs. Atende a todas as faixas etárias, serve duas refeições diárias e transporta aqueles que não têm condições para se locomoverem.
O atendimento é efetuado por 20 profissionais contratados, 02 prestadores de serviços e 09 voluntários, abrangendo todas as faixas etárias: crianças, adolescentes, adultos e idosos com uma média de 6.300 atendimentos mensais em todos os departamentos. Este trabalho Possui uma demanda reprimida média de 135 inscritos aguardando vagas. Tem potencial para atender até 300 pessoas mensalmente, se funcionasse em período integral e dispusesse de recursos e profissionais necessários.
Possui sede própria, é administrada por uma Diretoria e Conselho Fiscal, eleitos bienalmente, em caráter voluntário. E uma instituição séria, legal e respaldada com documentação comprobatória
ASSIM NASCEU O CERTO…
“Uma história real que desde 1986 trabalha para transformar e restaurar vidas”…
VASO QUEBRADO… VASO RECUPERADO LEVANDO ESPERANÇA A MUITOS…
Há vinte e oito anos atrás uma moça recém formada em Odontologia, casou-se com seu príncipe encantado, ambos cheios de vida, de sonhos, de planos de construir um casamento feliz e uma carreira de muito sucesso. Tinham esperança de tudo dar certo. Mas na vida, nem sempre acontece o que se planeja. E com ela foi assim.
Um ano após o seu casamento, sofreram um acidente de carro. Ela fraturou duas vértebras cervicais, em conseqüência houve compressão de medula. Isso fez com que ficasse sem movimentos do pescoço para baixo e sem sensibilidade ao calor, frio ou tato. Sentia dores intensas de queimação nas costas. Houve momentos em que sua chance de viver diminui. Aquele vaso bonito, cheio de vida e sonhos se quebrou.
Antes do acidente possuía e ainda hoje possui muitos amigos achegados. Entre estes amigos, o seu esposo, que sempre esteve ao seu lado mesmo nos momentos mais difíceis. Todos eles nunca a abandonaram, dando-lhe todo o suporte necessário. Juntos clamavam ao Oleiro e Criador, a cura para o mal que a afligia: a tetraplegia.
Ela O conhecia, pedia ajuda e misericórdia. Em todos os momentos de angustia e dor Ele atendia, confortando-a. Nunca se sentiu só, pois Ele estava sempre presente e lhe é fiel. Ele é Bom.
O seu amigo que cura, restaura, perdoa, conforta é Jesus. Ele mantém sua mão estendida. Ainda hospitalizada Ele lhe disse: Você vai ficar bem, estou ciente de suas lágrimas de dor derramadas e eu as tenho recolhido em uma taça no céu. Não se aflija, farei tudo a seu tempo, levantará deste leito de hospital, voltará para sua cidade, (residia em Uberlândia, e estava hospitalizada em Belo Horizonte) irá trabalhar, terá filhos e terá uma Missão importante. Jesus enviou-lhe esta palavra específica para aquele momento.
Ela creu, confiou e nunca desanimou, pois sabia que aquele que lhe falou é o Deus das causas impossíveis e o Deus da Esperança. Após duas cirurgias, seu dedão do pé começou a se movimentar. Submetida a fisioterapia intensiva, após onze meses, voltou para Uberlândia onde foi recebida carinhosamente por todos os amigos que a conheciam.
Incentivada pelo esposo e família Scates, recomeça a trabalhar. Três anos depois deste retorno a Uberlândia, nasceu sua filha primogênita Ana Flávia. Mais dois anos e nasce a segunda filha, Julie e finalmente sete anos chega o Davi.
Quatorze anos se passaram e o Deus dos impossíveis lhe traz a memória que havia ainda uma última tarefa a ser cumprida por ela. Ela não tinha ainda tomado consciência desta tarefa. Como ela saberia? Perguntando, é claro.
Buscou em oração ao Senhor, o Oleiro, e Ele lhe deu a resposta. Eis o sonho: Havia várias varas separadas em círculo. Elas iam se movendo para o centro do mesmo. No centro havia uma vara e as outras iam se aproximando, formando um feixe forte e atado por cordas. As varas simbolizam pessoas chamadas por Ele para dar assistência ou suporte a um centro de tratamento para pessoas com necessidades especiais.
Neste local, havia oficinas profissionalizantes, sala de aula, sala de fisioterapia, sala de artes, local onde se alimentavam do pão material e do pão do céu. ”Sua palavra a Bíblia Sagrada”. Havia uma interação harmônica entre crianças, jovens, adultos e velhos. Todos eram respeitados nas suas diferenças. Havia amor, ordem e disciplina. Suas necessidades básicas iam sendo supridas. Quando ela acordou mal podia acreditar, porque o encargo era grande demais para ela. Pensou… vou orar e perguntar de novo e assim o fez porque não estava acreditando naquele sonho, talvez pudesse ser uma alucinação. Passou uma semana e Deus fez desfilar por sua memória tudo de novo e do mesmo jeito. Então pensou e disse para Ele “por favor não me deixes esquecer deste grande empreendimento por nem um dia”. E naquele dia mesmo ela começou a passar a Visão para todos com os quais se relacionava. Preparou vários encontros na Chácara convidando profissionais da área de saúde e área social com ênfase nas igrejas evangélicas de várias denominações de Uberlândia.
E Deus foi testificando no coração de alguns e eles foram se unindo, orando, buscando a direção do Pai e a semente foi germinando, gestou um ano e finalmente, no ano dois da Visão o CERTO abriu suas portas com oito pacientes. A organização “Visão Mundial” ofereceu o suporte em termos de aquisição de uma Kombi para transporte dos pacientes até o local do CERTO. Hoje, 29 anos depois o CERTO tem mantido a VISAO de estar atado a DEUS, e Ele tem sido fiel, chamando as pessoas e abençoando tantas vidas carentes, muitos vasos quebrados, espiritualmente, fisicamente e emocionalmente. O Oleiro pode restaurá-los, Ele ama cada um de nós. Hoje o CERTO funciona sob a direção de Deus, pelas mãos de parceiros, amigos, irmãos e voluntários que no decorrer dos anos foram aderindo a visão.“Soli Deo Glória”.
O Artigo foi escrito por Carlota Guilhermina Faria Smith. Ela foi uma das fundadoras do CERTO. Ela declara que é muito feliz. Um vaso restaurado trazendo esperanças a muitos.
“CERTO …. concretização de um sonho”
DESDE 1986 PROMOVENDO A REABILITAÇÃO INTEGRAL: FÍSICA, PSICOLÓGICA, SOCIAL E ESPIRITUAL.